Nesta quinta-feira, dia 09/12, às 19h, ocorrerá a última live que compõe o projeto social Tabu das Cores da Fundmed. A apresentação será transmitida de forma gratuita através do canal no Youtube. Para assistir e participar, inscreva-se neste link.
O #DezembroVermelho será marcado pelo debate de um tema repleto de estereótipos e que ainda carece de atenção: “AIDS: uma epidemia político-social”. O objetivo é justamente fazer com que o assunto retorne às discussões sociais, promovendo a conscientização e a prevenção.
Palestrante
A live contará com a presença de Carla Almeida, Coordenadora do Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS no Rio Grande do Sul (GAPA/RS), aluna do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Medicina Social da UFRJ e integrante da Coordenação Executiva da Articulação Nacional de Luta contra à AIDS – ANAIDS. No ano de 2020, Carla Almeida coordenou um estudo internacional, apoiado pela Organização Mundial de Saúde e da Organização Panamericana de Saúde, o qual continha o seguinte título: “O impacto da Pandemia de Covid-19 nas Políticas de HIV, Aids e tuberculose no Brasil: um inquérito da sociedade civil brasileira”.
Campanha Dezembro Vermelho
Dezembro marca o mês da conscientização e combate ao HIV/Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). A campanha, que foi instituída pela Lei nº 13.504/2017, tem como objetivo reforçar a compreensão sobre o tema, bem como promover maior assistência, solidariedade aos portadores e, acima de tudo, garantia aos direitos das pessoas infectadas.
O laço vermelho é um símbolo que foi criado em 1991, pelo grupo de profissionais de arte de Nova York, Visual Aids, o qual desejava homenagear amigos e colegas já falecidos ou que estavam combatendo a doença. Já a cor vermelha foi escolhida por conta da sua ligação com o sangue e à ideia de paixão.
O Projeto Social da Fundmed visa, por meio de suas lives, convidar especialistas, a fim de ampliar o conhecimento e estabelecer pontes que aproximem a sociedade de assuntos de saúde pública, quebrando tabus e propagando informação.
Sobre o GAPA/RS
O GAPA/RS foi a primeira ONG, situada no Sul do país voltada ao acolhimento psicossocial e jurídico de pessoas atingidas pelo vírus do HIV. Trata-se de uma organização não-governamental, fundada em 1989.
Nos anos 2000, o GAPA/RS, contava com mais de 120 voluntários e disponha de toda a estrutura necessária para proceder ao atendimento mensal de mais de dois mil assistidos. Contudo, a AIDS perdeu espaço nas discussões da sociedade o que provocou significativas reduções na organização, tanto estruturais quanto financeiras. Atualmente, o GAPA luta para manter-se como um centro de apoio, principalmente para a parcela mais vulnerável da população.
Sobre o Projeto Tabu das Cores
O Tabu das Cores é um projeto social da FUNDMED, que aborda temas relacionados a campanhas mensais de conscientização sobre questões de saúde, indispensáveis para a sociedade. No ano de 2021, o Projeto apresentou lives sobre importantes temáticas no agosto lilás, setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul.
Assista as lives anteriores: playlist completa está disponível aqui.
/ Leia mais
/ Violência contra as mulheres foi tema de live da Fundmed
/ Live da Fundmed aborda impactos da pandemia nas taxas de suicídio
/ Quebrando o tabu sobre o Assoalho Pélvico em live da FUNDMED
/ Live Tabu das Cores da FUNDMED debate Saúde do Homem
📩 Quer ser avisado(a) sempre em primeira mão sobre novos eventos?
Assine a nossa newsletter, pois enviamos sempre que lançarem por e-mail!