Pesquisa Clínica

A FundMed atua como interveniente administrativa em projetos nas mais diversas áreas da saúde. O desenvolvimento das pesquisas conta com a infraestrutura do HCPA ou demais instituições apoiadas. A responsabilidade pela execução é dos investigadores principais e suas equipes.

Conectamos pesquisadores, patrocinadores e pacientes, oferecendo suporte com boa práticas administrativas e financeiras para garantir a segurança e credibilidade na gestão da sua pesquisa.

Se você tem interesse em participar de pesquisas clínicas, converse com seu médico.

Os dados divulgados nesta página são de domínio público e têm como fonte os sites Clinical Trials e a Plataforma Brasil.

 

Normas

⬇️ Norma: Compras e Contratações de Projetos FundMed
⬇️ Norma: Gastos de Projetos Privados

Encontre uma pesquisa

Como Funcionam as Pesquisas

Para a comunidade

Participante da pesquisa é um indivíduo que, de forma esclarecida e voluntária, ou sob o esclarecimento e autorização de seu(s) responsável(eis) legal(is), aceita participar de uma pesquisa. Consulte seu médico sobre a possibilidade de participação.

Para pesquisadores

Traga suas pesquisas para a gestão administrativa e financeira da FUNDMED para garantir a segurança e credibilidade do seu projeto.

Para patrocinadores

Encontre pesquisadores e pesquisas que ocorrem no HCPA e demais instituições apoiadas que podem colaborar com os objetivos da sua organização.

Infraestrutura de alta qualidade

O Centro de Pesquisa Clínica (CPC) do HCPA, inaugurado em 2009, tem como objetivo principal promover o desenvolvimento e a qualificação de estudos clínicos realizados na instituição, visando estabelecer diretrizes e políticas relativas à realização da pesquisa clínica como um todo. Nesse sentido, proporciona infraestrutura adequada ao desenvolvimento de todas as etapas de estudos clínicos e epidemiológicos, em consonância com as necessidades da saúde pública do país.
https://www.hcpa.edu.br/pesquisa/pesquisa-infraestrutura

Infraestrutura de alta qualidade

Estamos localizados dentro do Hospital de Clínicas de Porto Alegre o que possibilita a aproximação com os professores e pesquisadores, dando maior agilidade ao atendimento. Temos a estrutura necessária para prestar assessoria, planejamento e gerenciamento de projetos científicos e eventos de qualquer porte.

Infraestrutura de alta qualidade

OBJETIVOS

  • Estimular e apoiar a produção do conhecimento em todos os níveis de ensino e em todas as áreas do conhecimento;
  • Desenvolver uma política de pesquisa em consonância com as outras instâncias responsáveis pelo gerenciamento da pesquisa na Universidade; como a Câmara de Pesquisa e as Comissões de Pesquisa das Unidades.
  • Desenvolver e ampliar programas de fomento de modo a atender às demandas das atividades de pesquisa já consolidadas e favorecer o surgimento de novas iniciativas, privilegiando áreas emergentes e/ou interdisciplinares;
  • Apoiar, organizar e divulgar a produção científica da Universidade;
  • Divulgar oportunidades de financiamento de pesquisas;
  • Proporcionar ao pesquisador as informações necessárias para o encaminhamento de projetos aos órgãos de fomento;
  • Proporcionar ao jovem estudante a oportunidade de se integrar a projetos de pesquisa, visando a sua capacitação no fazer científico;
  • Auxiliar a ampliar e intensificar as relações entre o universo de pesquisa da Universidade e a comunidade externa (outras entidades, empresas e escolas).

http://www.ufrgs.br/propesq1/propesq/sobre-a-propesq/

Infraestrutura de alta qualidade

A Proreitoria de pesquisa e pós graduação apoia projetos de pesquisa que, preferencialmente, estejam articulados com as atividades de ensino e/ou extensão, e a divulgação de trabalhos científicos derivados desses projetos realizados por docentes da UFCSPA.

Conta com um Escritório de Projetos para suporte na elaboração, submissão, gestão e prestação de contas de projetos nos quais a UFCSPA seja a instituição proponente ou parceira.

Possui 03 laboratórios de pesquisa (Citogenética, Genética Toxicológica e Poluição Atmosférica) e um diretório com mais de 50 grupos de pesquisa.

https://www.ufcspa.edu.br/index.php/comissao-de-pesquisa

 

Infraestrutura de alta qualidade

O Centro de Pesquisa Experimental (CPE) do HCPA promove a integração entre os diferentes grupos de pesquisadores e a racionalização de recursos de pesquisa. Disponibiliza infraestrutura completa para as atividades em laboratórios multiusuários e área física para o desenvolvimento de projetos específicos em laboratórios temáticos. Sua missão é gerar e divulgar conhecimento e incrementar a formação de recursos humanos

Infraestrutura de alta qualidade

International Center for Equity in Health

  • Análise de dados de fontes relevantes, particulamente o DHS e MICS, para avaliar o nível de equidade na saúde e a geração de um conjunto de indicadores padrão para a inequidade em saúde e nutrição.  As análises são classificadas por renda, região. área de residência, nível de escolaridade e gênero e são atualizados periodicamente assim que novos dados de censo se tornam disponíveis.
  • Biblioteca de dados para inserção em sistemas de monitoramento de equidade em saúde dentro e fora do centro. O Centro foi desenvolvido para prover dados relevantes ao Observatório Global de Monitoramento de Equidade em Saúde da Organização Mundial de Saúde.
  • Armazenamento de dados parcialmente processados e indicadores predefinidos, facilitando a análise da Equidade em Saúde por outros pesquisadores e grupos de pesquisa.
  • Análise da Equidade na Saúde brasileira e mundial, tanto de forma independente quanto em parceria com outros pesquisadores e grupos de pesquisa.
  • Promoção de metodologia avançada em estudos de Equidade em Saúde.

https://www.equidade.org/about-us

Infraestrutura de alta qualidade

A EBSERH regula o modelo de gestão de pesquisas clínicas para hospitais universitários federais que assegura sua institucionalização, efetividade e transparência no processo de aprovação, desenvolvimento, execução orçamentária e monitoramento, em consonância com as Boas Práticas Clínicas. Estimula, no âmbito dos hospitais universitários federais, a realização de pesquisas clínicas em insumos estratégicos para Sistema Único de Saúde.

https://www.ebserh.gov.br/pesquisa-clinica

    Podcast FundMed

    Ouça todos os episódios