Aluno da respeitada Guildhall School of Music and Drama, em Londres, o pianista porto-alegrense André Golbert está de passagem por sua cidade natal. Na próxima segunda-feira, 30 de maio, ele visita a universidade onde concluiu sua graduação e realiza recital no projeto Solo Piano, do Centro Cultural da UFRGS, às 12h30.
André tem se apresentado na América do Norte, na América do Sul e na Europa. Agraciado com muitos prêmios e bolsas de estudo, finalizou o doutorado com as maiores honras acadêmicas na Florida State University College of Music, e completou seu mestrado na Mannes School of Music, em Nova York. Na Guildhall School of Music and Drama, atualmente, cursa o Artist Diploma, sob orientação do pianista e musicólogo Paul Roberts.
REPERTÓRIO
O repertório da apresentação no projeto Solo Piano inicia com a monumental “Sonata nº. 23 em Fá Menor, Op. 57”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827). “O próprio compositor considerava uma de suas melhores sonatas para piano”, observa André Golbert. “Ela representa o estágio definitivo da expansão estilística que marcou o período da sua segunda maturidade.”
O tríptico “Gaspard de la nuit”, de Maurice Ravel (1875-1937), completa o programa. Composta em 1908, a obra ainda é considerada uma das mais desafiadoras do repertório pianístico. Para saber mais, leia as notas escritas pelo próprio pianista.
SERVIÇO
A entrada para o recital é gratuita, com lotação limitada. O Centro Cultural da UFRGS fica na Rua Eng. Luiz Englert, 333, no Campus Centro da UFRGS.
SOBRE O SOLO PIANO
Parceria do Centro Cultural da UFRGS com o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, o projeto foi criado em 2019 e tem curadoria do professor Ney Fialkow. Consiste em recitais mensais, sempre na última segunda-feira do mês, no Espaço Figueira do Centro Cultural da UFRGS, que abriga um piano da marca Kawai, de cauda. A proposta é oportunizar um momento de escuta e contemplação em meio à rotina apressada do Campus central da Universidade, além de criar um espaço para o contato do público com o trabalho dos alunos de pós-graduação em piano da UFRGS, bem como de eventuais convidados de outras instituições de ensino. A iniciativa conta com apoio da Person Pianos e da Fundação Médica do Rio Grande do Sul (Fundmed).
PROTOCOLOS
No intuito de impedir a circulação de covid-19, o Centro Cultural da UFRGS convida seu público a seguir as seguintes orientações:
– É obrigatório o uso de máscara durante todo o período de permanência no espaço. São recomendadas as do tipo N-95/PFF2 sem filtro e cirúrgicas. Importante: as máscaras devem ser usadas corretamente, cobrindo o nariz e a boca;
– Solicitamos a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19, físico ou digital;
– Mantenha as mãos higienizadas. Disponibilizamos álcool em gel;
– Respeite o distanciamento social e ocupe os assentos conforme sinalização;
– As atividades têm lotação limitada, como forma de garantir maior segurança.
Fonte: UFRGS. Foto: Renata Fischmann.