Em parceria com o SESI-RS, a FundMed realizou, em 6 de novembro, a última palestra da série “Diálogos sobre Saúde: Resiliência para Reconstruir”, com o tema “Crise em Saúde Mental: o que esperar para os próximos anos?” ministrada pelo Prof. Dr. José Paulo Fiks. O evento contou com a participação de profissionais da área e da comunidade, promovendo uma discussão sobre os desafios emergentes da saúde mental e os impactos de traumas individuais e coletivos no bem-estar.
O Prof. Dr. José Paulo Fiks, médico psiquiatra, psicoterapeuta e pesquisador, apresentou um panorama sobre o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), suas origens e como eventos traumáticos, como a pandemia e a recente crise de enchentes no Rio Grande do Sul, impactam a saúde mental da população.
Com vasta experiência em neuroestética e violência urbana, o professor destacou os principais sintomas e os elementos críticos para o diagnóstico de TEPT, como evitamento, hiperativação e flashbacks. Além disso, enfatizou a necessidade de políticas públicas para combater a violência e promover o bem-estar psicológico.
Entre os temas abordados, o professor também discutiu o papel da violência interpessoal e da influência das redes sociais na saúde mental, sobretudo entre jovens, alertando sobre os perigos da hiperconectividade e da desinformação, recomendando o livro “A geração ansiosa: Como a infância hiperconectada está causando uma epidemia de transtornos mentais“ de Jonathan Haidt, 2024 .
Outro ponto importante foi a ligação entre mudanças climáticas e crises ambientais, que, segundo ele, tornam-se cada vez mais relevantes para a saúde pública.
Para quem não conseguiu participar, a gravação completa da palestra está disponível:
Esse evento encerra com sucesso a série “Diálogos sobre Saúde” criada para capacitar líderes e oferecer apoio à comunidade em tempos de crise, com o objetivo de promover resiliência e reconstrução.
Prof. Dr. José Paulo Fiks
Psiquiatra, Psicoterapeuta. Mestre em Semiótica, Doutor em Comunicação, Pós-Doutor em Ciências da Saúde. Pesquisador em Neuroestética. Pesquisador do PROVE (Programa de Assistência e Pesquisa em Violência e Estresse Pós-Traumático) e professor de Psiquiatria (UNIFESP/EPM).