A FundMed homenageou o Dia da Mulher com uma celebração especial envolvendo suas pesquisadoras, professoras, diretoras e colaboradoras, no debate ao vivo “Mulheres na Ciência”, além de todos os participantes que assistiram ao vivo do evento.
O evento explorou a contribuição feminina na sociedade, abordando os diversos obstáculos enfrentados pelas professoras e pesquisadoras em suas trajetórias acadêmicas e na pesquisa científica no campo da saúde. 👩🔬🩺💉👩⚕️
Foi um momento marcante, repleto de relatos emocionantes e inspiradores! ✨ Assista à gravação:
Durante o debate, as professoras compartilharam histórias inspiradoras e realizaram várias recomendações. Apresentamos a seguir uma curadoria valiosa de livros, filmes e projetos mencionados em nossa transmissão ao vivo, que prometem inspirar e estimular reflexões:
📚 Livros que transformam: desde a luta de uma africana idosa em “Um defeito de cor”, passando pela sensível narrativa de “O avesso da pele”, até o poderoso questionamento em “Quem tem medo do feminismo negro?“
🎥 Filmes que desafiam: “Antonia: Uma Sinfonia” destaca a perseverança de uma maestrina em um mundo de homens, enquanto “Pobres Criaturas” apresenta uma jornada de liberdade além dos preconceitos.
E o curta-mestragem “Dear Daddy” que envia uma mensagem sobre o problema da violência contra as mulheres e a necessidade de prevenção desde cedo.
📖 E não perca “A Visita do Beija-flor“, onde a literatura se encontra com a memória e amor, pintando um retrato coletivo vibrante, de autoria da profª. Neusa Sica da Rocha.
🔬 Projetos que fazem a diferença: Parent in Science impulsiona um ambiente científico mais inclusivo para mães, valorizando a parentalidade no universo acadêmico.
Cada recomendação é um convite para conhecer mais sobre a força feminina em todas as suas expressões.
Um pouco sobre a trajetória, conquistas, desafios e contribuições de cinco mulheres da área da saúde que cooperam com a sociedade através da ciência, na pesquisa clínica e acadêmica:
🟣 Profª. Dra. Ana Luiza Silva Maia (Mediadora)
Endocrinologista e professora na UFRGS | Presidente da FundMed
Doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP e Pós-Doutora em Endocrinologia/Biologia Molecular na Thyroid Division, Brigham and Women’s Hospital, Harvard Medical School. É pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Bócios e Neoplasias da Tireóide, com projetos aprovados nas diversas agências de fomento nacional (CNPq, PPSUS/FAPERGS, FIPE/HCPA) e internacional (NIH).
Debatedoras
🟣Profª. Dra. Deise Lisboa Riquinho
Enfermeira e professora na UFRGS | Diretora da FundMed
Doutora em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde, Ambiente e Trabalho (GIPSAT).
🟣 Profª. Dra. Ida Schwartz
Geneticista e professora na UFRGS
Realizou doutorado sanduíche no Hospital Infantil Royal de Manchester e em Genética pela UFRGS. Pós-doutorado na Universidade Freiburg na Alemanha e em Yale nos Estados Unidos. É líder do grupo de pesquisa “Avaliação de Tecnologias em Saúde para Genética Clínica”.
🟣 Profª. Dra. Lúcia Silla
Hematologista e professora na UFRGS
Fez doutorado sanduíche pelo Programa de Genética e Biologia Molecular da UFRGS e Pittsburgh Câncer Institute, nos EUA. É integrante da Equipe de Pesquisa Clinica em Onco-hematologia do HCPA, onde participa de vários ensaios clínicos multicêntricos internacionais. Coordena o Centro de Processamento Celular Avançado da Rede Nacional de Terapia Celular no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
🟣 Profª. Dra. Neusa Sica da Rocha
Psiquiatra e professora na UFRGS | Diretora da FundMed
Realizou doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e University of Edinburgh e pós-doutorado na UFRGS. É coordenadora de diversos grupos de pesquisa e Bolsista Produtividade CNPq nível 2.