O Projeto de Extensão ‘Pega Leve – Saúde Mental do Estudante Universitário’ realiza seu primeiro simpósio entre os dias 8 e 10 de setembro. O objetivo é refletir sobre a promoção de saúde mental e a prevenção do suicídio no ambiente universitário. O evento e aberto a qualquer interessado e será online e gratuito, com transmissão pelo Youtube, exceto a roda de conversa, atividade final do evento, que contará com o limite de 100 inscritos.
As inscrições serão recebidas, por meio de formulário: https://www.even3.com.br/1simposiopegaleve, até o dia 7 de setembro. Haverá emissão de certificado para os participantes.
O evento surge como um desdobramento das ações já desenvolvidas pelos extensionistas do ‘Pega Leve’, que, desde 2018, desenvolvem uma série de atividades com o intuito de construir uma rede de promoção de saúde mental dentro do ambiente universitário. “Quando o projeto foi criado, estávamos envolvidos em uma série de atividades dentro e fora da UFRGS. As palestras sempre são bem recebidas pela comunidade universitária. Este ano estamos inovando e promovendo um simpósio online, gratuito e com alcance para todo o Brasil”, aponta Ana Margareth Bassols, professora associada do departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFRGS e coordenadora do Projeto Pega Leve.
Além da promoção de saúde mental, outro tema que será discutido é a prevenção do suicídio entre estudantes e demais membros da comunidade universitária. Segundo os organizadores, o tema ainda é pouco explorado dentro das universidades brasileiras. “Iremos aproveitar o mês de prevenção do suicídio [em setembro] para refletir sobre esse fenômeno que muitas vezes é silenciado nas rodas de conversas. Acreditamos que nosso dever enquanto estudantes e extensionistas é discutir de forma leve e com responsabilidade temas como o suicídio”, argumenta o extensionista Rômulo Tondo, membro da comissão organizadora.
Dia 8 de setembro – Eixo Promoção de Saúde
Dia 9 de setembro – Eixo Prevenção do Suicídio
Dia 10 de setembro – Roda de Conversa
O ‘Pega Leve’ é um projeto de extensão vinculado à Faculdade de Medicina da UFRGS, que tem como principal objetivo criar uma rede de identificação e encaminhamento adequado de estudantes em risco, além de visibilizar a questão da saúde mental na universidade. Atualmente, o projeto conta com extensionistas de graduação e de pós-graduação de diferentes cursos da UFRGS e outras universidades públicas e privadas do Rio Grande do Sul.