Em sua primeira edição, o Fundmed Rocket apresentou uma programação repleta de missões desafiadoras para os seus tripulantes. A jornada começou com a decolagem no dia 23/11. Entre as atrações, destaque para os workshops ‘hands-on’ com convidados especiais que estimularam atividades práticas.
O primeiro workshop que integrou a Missão do Dia 1, Projeto ColabAção: uma metodologia ativa na área da saúde, foi apresentado pela Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS – Naira Maria Lobraico Libermann e pela Coordenadora de Ensino de Serviço em Saúde da PUCRS – Andrea Gonçalves Bandeira.
Durante a atividade, Naira e Andrea debateram sobre formas de ativação da aprendizagem, apresentando para tanto o jogo ColabAção, uma dinâmica que visa estimular os alunos a desenvolverem suas competências empreendedoras, por meio da divisão de grupos interprofissionais. Durante o jogo, frisou-se a importância de se auto desafiar. Além disso, enfatizou-se que para encontrar soluções de problemas reais, é preciso pensar fora da caixa, ou seja, “aliar as competências colaborativas com as competências empreendedoras”, pontuou Andrea Bandeira. Assim, tem-se que a autonomia no mundo complexo, ativa o aprendizado e desenvolve competências. “Inovar é errar muitas vezes, isso faz parte do aprendizado”, declarou Naira Libermann.
O segundo workshop aconteceu durante a Missão do Dia 2. Como tirar ideias do papel? Este foi o questionamento que centrou a atividade coordenada pelo Head de Inovação e Cultura – Dreyson Queiroz. Na visão de Dreyson, “a provocação e as perguntas […] nos levam para lugares incríveis onde a gente pode transformar e transformar isso sempre para o lado positivo”.
Entre os temas debatidos, Dreyson ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores. “A gente tira as ideias do papel fazendo algo. E o fazer é muito desafiador quando a gente tem que fazer sozinho”. Durante esse processo há fases de negação, confusão, aceitação, até que se atinja o comprometimento com a ideia desejada. Por fim, Dreyson instigou os participantes, fazendo-os refletir sobre seus projetos. “Ouvir e contar boas ideias é o primeiro passo para a gente tirar a ideia do papel”, finalizou.
Confira a programação completa do Fundmed Rocket e participe da última missão: uma nova atmosfera: https://eventos.fundmed.org.br/rocket-2021
Saia da órbita, faça parte do #FundmedRocket.
📩 Quer ser avisado(a) sempre em primeira mão sobre novos eventos?
Assine a nossa newsletter, pois enviamos sempre que lançarem por e-mail!