A segunda live do projeto Tabu das Cores, da FUNDMED, está com inscrições abertas!
O movimento Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio. A campanha brasileira foi iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Já o Tabu das Cores é um ciclo de lives gratuitas promovidas pela FUNDMED, abordando temas relacionados a campanhas que elegem meses e cores para conscientizar a população sobre questões de saúde indispensáveis para a sociedade. Convidamos profissionais e especialistas para aprofundar e esclarecer temáticas que ainda são tratadas como tabu, a fim de levar informação confiável e de qualidade para o público em geral, desmistificando questões de alta relevância social.
Em alusão ao mês nacional de prevenção ao suicídio, os temas abordados na live serão
“Como a pandemia impactou nas taxas de suicídio?” e “Solidão e Saúde Mental”. Os palestrantes convidados são pesquisadores da área da psiquiatria.
Professor do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS (Capes 7). Pós-doutor pela University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth), EUA. Ocupa os postos de Young Physician Leader pela The Interacademy Medical Panel (Rede Global de Academias de Medicina); Jovem Líder Médico pela Academia Nacional de Medicina e Novo talento pela Academia Rio-Grandense de Medicina. Coordenador do grupo Alliance (Artificial Intelligence in Neuroscience), que desenvolve estudos na interface entre inteligência artificial e neurociência. Pesquisador do Laboratório de Psiquiatria Molecular do HCPA/UFRGS. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas da psiquiatria: transtorno bipolar, suicídio, transtorno de estresse pós-traumático e neuroinflamação.
Médico Psiquiatra, pós-graduando em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela FAMED/UFRGS. É pesquisador do impacto da pandemia na saúde mental.
Informações sobre certificados e a transmissão do evento estão disponíveis neste link.