Notícias

Voltar
HCPA Notícias

Projeto de pesquisa viabiliza produção do primeiro colírio de soro autólogo do Brasil

Publicado em 06.07.2021

Em ação pioneira, Hospital de Clínicas de Porto Alegre disponibiliza tratamento para casos graves de olho seco

 

Foto: Clóvis Prates/HCPA

A FUNDMED atua como interveniente administrativa em projetos nas mais diversas áreas da saúde, oferecendo suporte com boa práticas administrativas e financeiras para garantir a segurança e credibilidade na gestão dos projetos.

O projeto de pesquisa realizado no Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que viabilizou a produção do Self Tears, primeiro colírio de soro autólogo do Brasil, vem sendo realizado há 10 anos, com gestão administrativa da FUNDMED.

O Self Tears é um colírio produzido a partir do sangue do próprio paciente e contém vitaminas, proteínas e fatores de crescimento que acalmam e regeneram a superfície ocular.

Para a produção do colírio, o sangue do paciente é processado, após coleta de sengue no HCPA, e encaminhado a farmácia de manipulação para a diluição, envase, rotulagem e controle de qualidade. Cada autodoação de sangue pode gerar material suficiente para oito meses de tratamento.

O projeto de pesquisa liderado pelo Serviço de Oftalmologia do HCPA é primeiro no Brasil a se organizar para que a produção deste tratamento seja feita dentro das regras da Anvisa. Em seminário no YouTube, a professora Diane Ruschel Marinho contou como a pesquisa científica ajudou o grupo a produzir o primeiro colírio de soro autólogo do Brasil.

 

Fonte: HCPA.

 

Leia mais:

Projeto de pesquisa liderado pelo HCPA garante teste do pezinho ampliado no SUS

 

.:: A Fundmed é interveniente administrativa em projetos nas mais diversas áreas da saúde, conheça as Pesquisas Clínicas ::.

Compartilhe

Receba novidades
da Fundmed!