Cesar G. Victora, professor emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), possui projeto com a FUNDMED e ganha Prêmio Richard Doll em Epidemiologia 2021. O prêmio é concedido a cada três anos pela Associação Internacional de Epidemiologia e é a principal premiação científica na área, concedida a cada três anos pela Associação Internacional de Epidemiologia
Cesar Victora é diretor do Centro Internacional para a Equidade em Saúde e é referência na área para a Organização Mundial da Saúde (OMS), e já ganhou diversos prêmios internacionais ao longo de sua carreira e já foi eleito um dos pesquisadores mais influentes do mundo.
Possui inúmeras nomeações honorárias na Oxford University, Harvard University e Johns Hopkins School of Public Health. Ele é membro do conselho editorial de muitas revistas, incluindo The Lancet.
No Brasil, fundou o Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, local remoto sem nenhuma atividade de pesquisa até a década de 1980 e levou esse programa a se tornar o primeiro colocado no sistema de pontuação do Ministério da Educação por mais de 80 anos. Programas de Saúde Pública no país.
Suas pesquisas ajudaram a definir políticas mundiais nas áreas de amamentação, nutrição infantil e desigualdades em saúde. Com contribuições para o avanço de métodos epidemiológicos e estatísticos aplicados à pesquisa em saúde materno-infantil, seus estudos, nos anos 80, levaram à descoberta da importância do aleitamento materno exclusivo para a sobrevivência infantil, servindo de base para a política de amamentação adotada, a partir de 1991, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Fundmed lhe parabeniza mais uma vez por estar entre os melhores pesquisadores do mundo, sempre colaborando com o desenvolvimento científico no país!
>>> Cesar concedeu uma entrevista ao G1, confira.
Fontes: G1, Epidemiologia UFPel, Pelotas 13 horas
.:: A FUNDMED atua como interveniente administrativa da UFPel ::.