O professor Eduardo Zimmer, do Departamento de Farmacologia da UFRGS (ICBS) e pesquisador vinculado a FundMed, foi laureado com o prêmio “Blas Frangione Early Career Achievement” durante a Conferência Internacional da Alzheimer’s Association (AAIC) 2024, realizada de 28 de julho a 1º de agosto em Filadélfia, EUA. Este é o mais importante prêmio internacional concedido a pesquisadores em início de carreira pela Associação Americana de Alzheimer.
A cerimônia de premiação ocorreu na segunda-feira, 29 de julho, reconhecendo o avanço significativo das pesquisas de Zimmer sobre a interpretação biológica dos exames de imagem do cérebro. O professor destacou a importância desse reconhecimento:
“Para qualquer pesquisador, esse prêmio é um marco significativo. Quando concedido a um brasileiro, ele ganha um significado ainda mais profundo e multifacetado. Primeiramente, ele evidencia a qualidade e a relevância das pesquisas realizadas no Brasil, mostrando que o país é capaz de produzir ciência de ponta e competitiva no cenário global. Isso é crucial para a valorização e o fortalecimento das instituições de pesquisa nacionais, além de inspirar jovens cientistas a acreditarem em suas capacidades e no potencial da ciência brasileira. Além disso, a premiação aumenta a visibilidade e o prestígio dos pesquisadores brasileiros no exterior, facilitando colaborações internacionais e a troca de conhecimentos”, afirma Zimmer.
Sobre a AAIC
A Alzheimer’s Association International Conference (AAIC) é o maior e mais influente encontro internacional dedicado ao avanço da ciência da demência. Anualmente, a AAIC reúne os principais pesquisadores clínicos e de ciência básica do mundo, pesquisadores emergentes, clínicos e a comunidade de pesquisa de cuidados para compartilhar descobertas que impulsionarão métodos de prevenção e tratamento, além de melhorias no diagnóstico da doença de Alzheimer.
Imagem: AAIC