Nesta 35ª edição a premiação contempla a área de Ciências da Vida e premia o epidemiologista, professor da UFPel, Cesar Gomes Victora
O vencedor da 35ª edição do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia é o epidemiologista brasileiro Cesar Gomes Victora, pesquisador vinculado a FundMed. 🏆
O Prêmio, uma parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) com a Marinha do Brasil, é um dos maiores reconhecimentos a pesquisadores e pesquisadoras do país, concedido anualmente a uma das três grandes áreas do conhecimento, em sistema de rodízio.
Em 2023, a premiação contempla a área de Ciências da Vida. A escolha do vencedor é feita pelo Conselho Deliberativo do CNPq.
Reconhecido como um dos líderes mundiais em saúde e nutrição materno-infantil e um dos mais proeminentes pensadores nos campos de desigualdades sociais e avaliação de programas de saúde, o Professor Emérito de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Cesar Victora desenvolveu estudos que definiram o rumo de políticas públicas sobre amamentação e nutrição materno-infantil precoce.
Suas principais contribuições científicas incluem a documentação da importância do aleitamento materno exclusivo para prevenir a mortalidade infantil e a construção de curvas de crescimento infantil atualmente adotadas em mais de 140 países.
Em 2003, coordenou a Série de Sobrevivência Infantil Lancet/Bellagio, um conjunto de cinco artigos científicos com grande impacto sobre as políticas globais.
“Fico muito orgulhoso pelo prêmio, que é o maior prêmio científico do Brasil. É uma enorme honra ter meu trabalho reconhecido. Eu trabalho há mais de 40 anos na área de saúde da criança e foi importante o reconhecimento do CNPq para área de saúde coletiva. Isso reconhece, também, a pujança da comunidade científica brasileira em saúde coletiva”, ressaltou Victora.
A Fundmed lhe parabeniza pelo prêmio, sempre colaborando com o desenvolvimento científico no país! ✨👏
>>> Leia a notícia a íntegra e a entrevista completa no site do CNPQ