No dia 5 de novembro de 2022, na banca da editora Cassol da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, às 16h, ocorrerão lançamento e sessão de autógrafos do livro A Roda Gigante, O Piolho e outros poemas para crianças, escrito por Valentina Gava Chakr. O livro está à venda no site www.editoracassol.com.
Com poemas que se aproximam das experiências vividas pelas crianças, a autora explora as virtualidades da matéria verbal, apresentando textos criativos, originais e lúdicos, que buscam envolver o público infantil. Por meio de um olhar inaugural, proporciona novas perspectivas sobre situações do dia-a-dia dos pequenos cidadãos urbanos. É, portanto, no cenário de uma capital que se encontra a roda gigante, onde entra todo tipo de gente, cada um com seu jeito diferente. Enquanto isso, na cabeça de algumas crianças, o piolho vive suas aventuras. Aventuras estas tão cotidianas quanto as situações em que os pequenos se colocam ao longo da infância, fazendo os adultos pensarem: essa foi por pouco! Às vezes, esses adultos são os dindos, que têm seu escritório bagunçado com a visita da afilhada. E, quando a rotina pedir um pouco mais de calma, vamos para a praia relaxar e passar por novas experiências. Mas, de todas elas, nenhuma é mais marcante do que crescer e começar a se questionar se vale a pena deixar de ser criança, justamente na plenitude de seus 8 anos.
As ilustrações, de Vanessa Alexandre, dão um toque especial a cada um dos poemas, com cores vibrantes e traços bem delineados. As crianças vão poder se deliciar a cada nova página com a riqueza das imagens, que complementam sinergicamente o texto. Para a autora, seu livro é uma forma de promover a valorização da poesia como gênero literário que propicia diferentes maneiras de ver o mundo e um caminho para a autodescoberta do eu em relação ao outro. “Espero que o convívio com os poemas ajude as crianças a desenvolver seus potenciais intuitivo e criativo, bem como sua consciência crítica”, completa.
Valentina Gava Chakr nasceu no Rio de Janeiro, em 1979. Mora em Porto Alegre desde 2004, onde é professora de pediatria da UFRGS. Foram seus filhos, Alice e Daniel, que despertaram nela a vontade de inventar histórias — agora, pela primeira vez, em um livro.