Conceituamos enquanto Pesquisa Científica uma investigação planejada que parte sempre de uma pergunta principal, chamada Pergunta de Pesquisa, buscando-se respostas de forma
sistemática, por meio do Método Científico. A ciência tenta explicar, descrever, prever ou elucidar os fenômenos que comprova a partir da aplicação de seu método, e, como a ciência e a sociedade estão em constante movimento, as verdades aceitas em um determinado momento poderão ser refutadas ou substituídas por novas verdades, ou seja, a verdade no mundo da ciência é transitória.
💡 Conceituando a pergunta de pesquisa: O questionamento é realizado para resolver um problema relevante. Tal problema poderá ser de cunho social, econômico, político, saúde populacional, entre outros. A questão é o ponto de partida para uma investigação e a partir dela se buscam respostas.
A pergunta é considerada satisfatória se atender aos seguintes critérios (FINER):
F – Factível (Precisa ser viável/exequível)
I – Interessante (Precisa ser do interesse do pesquisador)
N – Nova (Precisa ser inovadora = adicionar conhecimento)
E – Ética (Precisa cumprir os aspectos éticos)
R – Relevante (Precisa ser importante para a sociedade e/ou para a ciência)
Vamos ver um exemplo prático dessa pesquisa científica? 🤔
Na cidade de Cândido Godói, no Rio Grande do Sul, conhecida como capital nacional dos gêmeos, a taxa de gêmeos ultrapassa os 2%, e em relação à população total de indivíduos. A taxa chegou até 10% em um de seus distritos (Linha São Pedro).
O município tem descendência germânica majoritariamente. A busca da imprensa por respostas para as altas taxas de nascimentos gemelares levou a construção de uma história muito
divulgada em livros e jornais. A história é contada a partir da passagem de um médico nazista, de nome Joseph Mengele, na cidade, após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1963. A
suposição era de que o médico poderia ter realizado experimentos no local, os quais não foram comprovados, porém seriam atribuídos ao grande número de casos de gêmeos na época,
inclusive das altas taxas até hoje. Essa suposição estigmatizou o local nas mídias nacionais e internacionais, levando a população do município solicitar respostas da ciência.
Finalmente, hoje objetivamos contar essa história real que motivou a formulação de uma Pergunta de Pesquisa!
💡 Questão da Pesquisa:
A alta taxa de gêmeos na cidade de Cândido Godoi é associada aos experimentos de um médico nazista alemão foragido após a Segunda Guerra Mundial no local?
📚 Referências utilizadas:
Matte U, et al. Decifrando o “mistério dos gêmeos”: vinte anos de pesquisa em Cândido Godói, Rio Grande do Sul. Clinical & Biomedical Research. 39(2): 107-115, 2019.
Fontelles M, et al. Metodologia da pesquisa científica: Diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa.