Popularmente chamada de “pressão alta”, segundo o Ministério da Saúde, a Hipertensão Arterial Sistêmica atinge mais de 38 milhões de pessoas no Brasil. Só em 2019, foram realizadas mais de 28 milhões de consultas na Atenção Primária e registradas 52 mil internações relacionadas à hipertensão.
O lançamento da Linha de Cuidado da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) no Adulto tem como intuito orientar o serviço de saúde para centrar o cuidado no paciente e em suas necessidades. O projeto das Linhas de Cuidado (LC), coordenado pelo Ministério da Saúde em parceria com o IATS — Instituição que tem a FUNDMED como interveniente administrativa —, tem como objetivo principal a criação de padronizações técnicas que explicitam informações relativas à organização da oferta de ações de saúde no sistema, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao todo, o projeto conta com o desenvolvimento de 24 Linhas de Cuidado que devem ser disponibilizadas pelo Ministério da Saúde no Portal do projeto. Confira:
O Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS) é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), constituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para atuar na produção de evidências científicas em suporte à gestão sobre incorporação de novos procedimentos, processos, equipamentos, sistemas, medicamentos e outras tecnologias em saúde.