Foram abertas as inscrições para a 4ª edição do Laboratório de Inovação– Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil e o Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Podem participar experiências desenvolvidas por conselhos estaduais, municipais e locais de saúde, por universidades e instituições de ensino superior, e por atores de setores diversos segmentos (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, organizações filantrópicas ou sociedade civil).
A iniciativa busca inovações com enfoque na promoção da saúde, na integração das universidades e institutos de Ensino Superior com os Conselhos de Saúde e nas ações de proteção social de populações vulnerabilizadas no contexto da pandemia.
As experiências selecionadas serão consolidadas em um acervo, visando subsidiar as etapas de intercâmbio entre os participantes da iniciativa. Os conselhos e eventuais instituições parceiras que tiverem experiências selecionadas receberão um certificado de reconhecimento, participarão de debates virtuais e terão a prática sistematizada e divulgada em publicação organizada pelo CNS e OPAS/OMS, por meio da Série NavegadorSUS. A metodologia do Laboratório de Inovação em Saúde (LIS) foi desenvolvida pela OPAS/OMS Brasil, em 2008, para agregar uma nova ferramenta nas atividades de cooperação técnica a partir da compreensão de que diversas inovações são produzidas no SUS. A parceria com o Conselho Nacional de Saúde ocorre desde 2011.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio, através do Portal da Inovação na Gestão do SUS.
Edital e todas as informações sobre como participar, confira.