O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), firmaram parceria para o Projeto Piloto de Apoio à Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPClin). O acordo foi celebrado em 29 de dezembro, englobando os cursos de Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica. Inédita no país, a iniciativa é parte da estratégia de formação de recursos humanos, investigação acadêmico-científica e o desenvolvimento tecnológico.
Com o acordo firmado, o programa do HCPA oferecerá, no primeiro momento, seis bolsas de Mestrado e duas de Pós-doutorado. No decorrer de quatro anos serão disponibilizadas um total de 12 bolsas de mestrado e seis de Pós-doc. “O MPPC-HCPA tem por objetivo a formação de profissionais qualificados para atuarem na RNPClin e fortalecer o Brasil no contexto internacional, não apenas como reprodutor de pesquisa clínica, mas como um desenvolvedor e gerador de tecnologias em saúde”, explica a coordenadora, professora Leila Beltrami Moreira.
O Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica (MPPC) do HCPA, é um dos quatro programas do Brasil que participam do projeto piloto. Recentemente, a pós-graduação recebeu conceito Muito Bom, nota 4 de um máximo 5, na avaliação da Capes.
Após a seleção dos alunos para a turma 2023 (inscrições e informações disponíveis neste link), será aberto edital interno para concessão das bolsas da Capes para os selecionados, de acordo com a classificação a partir da pontuação do Currículo Lattes.