Notícias

Voltar
Notícias

FundMed participa do 8º Congresso Nacional do CONFIES em Brasília

Publicado em 16.10.2025

Entre os dias 15 e 17 de outubro, a Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FundMed) participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (CONFIES), realizado no Parlamundi Centro de Convenções, em Brasília (DF). O evento reuniu mais de 400 participantes de todo o país e teve como tema “Fundações de Apoio: Inovações Tecnológicas, Sustentabilidade e Sociedade”.

Representando a FundMed, estiveram presentes o professor Ricardo Machado Xavier, presidente da Fundação; o professor Marcelo Zubaran Goldani, membro do Conselho Consultivo; e Alexandre Lütckmeier, gerente de Pesquisa.

Com uma programação de três dias, o encontro promoveu debates estratégicos sobre o papel das fundações de apoio no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, reunindo dirigentes, pesquisadores, representantes de órgãos de controle e autoridades governamentais.

Entre os temas abordados estiveram a integridade da informação e o combate à desinformação científica, empreendedorismo e inovação, sustentabilidade e diversificação de receitas, uso da inteligência artificial, compliance e integridade empresarial, saúde mental no trabalho e o futuro das fundações de apoio no país.

A mesa de abertura contou com a presença de autoridades como Vinícius Marques de Carvalho (CGU), Ricardo Magnus Osório Galvão (CNPq) e Antônio Elias (Finep), além de reitores e representantes de instituições ligadas à educação, ciência e inovação.

O Congresso CONFIES é reconhecido como um espaço estratégico para o intercâmbio de experiências e a consolidação de boas práticas entre as fundações de apoio, fortalecendo o ecossistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.

Para o presidente da FundMed, professor Ricardo Machado Xavier, a participação no encontro reforça o compromisso da FundMed com a excelência em gestão e o fortalecimento das parcerias institucionais:

“Estar presente no Congresso CONFIES é uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências, conhecer boas práticas e construir soluções coletivas para os desafios que envolvem o papel das fundações de apoio, agentes essenciais no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.”

Compartilhe

News FundMed.
Um resumo semanal de conteúdos, notícias e eventos para você.

    Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

    Logo FUNDMED 30 anos azul e dourado
    Opções de Privacidade

    Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.