No dia 3 de agosto ocorreu a abertura do Unimúsica, promovido pelo Departamento de Difusão Cultural – Prorext/UFRGS, com parceria cultural da FundMed. Participaram da cerimônia a Profª. Ana Luíza Maia, presidente da FundMed, profª. Adelina Mezzari, pró-reitora de Extensão da UFRGS, e Luiz Augusto Lacerda, um dos curadores do Unimúsica 2023.
Após a abertura, aconteceu o primeiro show da edição, com a Velha-Guarda da Mangueira.
Toda a programação do Unimúsica 2023: Alô, harmonia! é gratuita. Os ingressos para shows, oficinas e conferências devem ser retirados pelo Sympla, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível no dia do evento. De 3 a 18 de agosto, no campus central da UFRGS. Mais informações podem ser obtidas no site ufrgs.br/difusaocultural/
Criado em 1981 pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Unimúsica é um dos projetos culturais mais antigos de Porto Alegre. Ao longo de sua trajetória, tornou-se referência tanto para o público que acompanha a programação, quanto para os profissionais da música – artistas, críticos, professores –, que veem nele um espaço privilegiado para a difusão da música popular brasileira. Nos últimos anos, o Unimúsica tem se dedicado a divulgar e articular a produção de músicos e pensadores através de séries temáticas anuais. O projeto já foi contemplado com importantes prêmios, como Líderes e Vencedores – Expressão Cultural, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado e Federasul; Destaque Cultural 2006 UNITV e Prêmio Especial do Açorianos de Música em 2016. A série “Cidade Presente – a cidade que se vê, a cidade que se escuta”, do Unimúsica 2019, também foi homenageada no Prêmio Açorianos de Música em 2021.