Pela primeira vez online, o maior congresso congresso de fundações de apoio do Brasil recebeu 1194 participantes, contando com a presença de 73 fundações, de um total de 88 entidades que apoiam as universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa. O 3º Congresso Nacional do CONFIES foi realizo pelo CONFIES e pela FUNDMED, e contou com o patrocínio do Itaú e Culturinvest.
Esse número representa mais do que o triplo do que foi registrado nos dois últimos congressos, que ocorreram presencialmente, em Brasília.
Optou-se pelo formato online em decorrência da pandemia de covid-19. A intenção dos organizadores foi manter as medidas de distanciamento social na tentativa de conter a disseminação do novo coronavírus, uma vez que essas são consideradas as medidas mais eficientes, na atual conjuntura, para evitar o aumento da curva de contágios.
Mais de 30 convidados estiveram presentes no evento, abordando diversos temas de interesse da comunidade científica e tecnológica. Todos os nomes e assuntos que estiveram presentes no congresso, podem ser conferidos abaixo.
Os participantes também puderam contar com um “momento relax“, através de uma atividade de meditação guiada por Maria Eliete Machado.
Além das mais de 13h de palestras, o evento contou com a Assembleia Geral Ordinária do CONFIES, destinada somente para afiliadas, onde diversos pontos foram colocados em pauta, tendo como ponto principal a reeleição para presidência, por unanimidade, de Fernando Peregrino. Diretor da Fundação da Coppetec de apoio a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Peregrino está à frente da instituição desde 2018.
Ao final do evento, aconteceu a entrega de prêmios do concurso “Boas Práticas“. O concurso teve sua segunda edição esse ano, com o objetivo de premiar as boas práticas de gestão das fundações de apoio de universidades públicas e institutos federais de pesquisa e ensino. Os premiados foram: