Você sabia que, atualmente, mais de 48 mil pessoas estão na fila aguardando por doação de órgãos no Brasil?
Só no Rio Grande do Sul (RS) são mais de dois mil gaúchos aguardando por um transplante. Estes dados apresentaram significativo agravamento em razão da pandemia, momento em que houve uma redução na taxa de doação. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, neste ano, foram 42% de negativas no RS, ou seja, 42% das famílias não autorizaram o procedimento.
Diante de tal estatística e visando facilitar os transplantes no Estado foi criada a campanha Diga Sim à Doação de Órgãos – Nossas Famílias precisam saber. O objetivo do projeto é promover a conscientização de que as famílias dos doadores necessitam estar cientes da decisão. No Brasil, os transplantes apenas ocorrem mediante autorização familiar. O conhecimento prévio, evita desconfortos em uma hora tão delicada.
A doação de sangue é um assunto importante, porém, por conta da sua complexidade ainda é considerado um Tabu. A Campanha, ao estimular a emissão de certificados, visa propagar conhecimento.
Da mesma forma, o Projeto Tabu das Cores da Fundmed compartilha desse sentimento, ao convidar especialistas para apresentarem temas pouco difundidos que carecem de mais espaço na sociedade. É preciso romper barreiras e tornar a informação mais acessível. A FUNDMED incentiva e apoia a campanha juntamente com a Liga de Transplante de Órgãos (LITROS) da UFRGS.
Por esse motivo, visando estimular o ato, foi lançado um certificado digital de doador, onde é possível deixar registrada essa vontade.
Basta acessar o link e preencher os campos solicitados, clique aqui.
Ressalta-se que a campanha Diga Sim à Doação de Órgãos conta com o apoio da FEDERASUL, do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, da FAMURS, do CREMERS, da ONG De ponto e vírgula, da OABRS e do SINEPE.
O Tabu das Cores é um projeto social da FUNDMED, que aborda temas relacionados a campanhas mensais de conscientização sobre questões de saúde, indispensáveis para a sociedade. No ano de 2021, o Projeto apresentou lives sobre importantes temáticas no agosto lilás, setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul e dezembro vermelho.
Assista as lives: playlist completa está disponível aqui.
/ Violência contra as mulheres foi tema de live da Fundmed
/ Live da Fundmed aborda impactos da pandemia nas taxas de suicídio
/ Quebrando o tabu sobre o Assoalho Pélvico em live da FUNDMED
/ Live Tabu das Cores da FUNDMED debate Saúde do Homem
📩 Quer ser avisado(a) sempre em primeira mão sobre novos eventos?
Assine a nossa newsletter, pois enviamos sempre que lançarem por e-mail!