O projeto Solo Piano volta a apresentar recitais mensais no Centro Cultural da UFRGS na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, às 12h30, depois de ter suas atividades presenciais interrompidas devido à pandemia de covid-19. A convidada é a jovem e premiada pianista Isabella Brill, estudante do curso de graduação em Música no Instituto de Artes da UFRGS.
Sobre a Pianista
Natural do município de Ivoti, Isabella Brill iniciou seus estudos de piano aos 6 anos de idade. Como aluna do Curso de Extensão em Instrumentos Musicais do Instituto de Artes da UFRGS, estudou com a professora Cristina Capparelli Gerling, até ingressar no curso superior, no ano passado. Desde 2017 vem participando de concursos nacionais de piano, tendo obtido o primeiro lugar e o prêmio de melhor interpretação de peça brasileira no concurso Cora Pavan Capparelli em 2017 e 2019, além de menções honrosas nos concursos Souza Lima (2018) e Edna Bassetti Habith (2019). Recentemente, Isabella foi agraciada com uma bolsa de estudos completa para estudar na renomada Bowling Green State University, nos Estados Unidos, sob orientação da professora Solungga Liu, e recebeu ainda um prêmio especial, “Hansen Fellowship”, que permitirá participações em festivais, masterclasses e cursos de curta duração na Europa.
O repertório de seu recital no projeto Solo Piano é predominantemente formado por música do século XIX, com obras de Frédéric Chopin (1810-1849) e Robert Schumann (1810-1856) – em transcrição para piano do húngaro Franz Liszt (1811-1886) -, mas também inclui uma composição do período barroco, de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Veja ao final do texto o programa completo.
O Centro Cultural da UFRGS fica na Rua Eng. Luiz Englert, 333.
A entrada é franca, com lotação máxima limitada a 40 lugares.
Parceria do Centro Cultural da UFRGS com o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, o projeto foi criado em 2019, e tem curadoria do professor Ney Fialkow. Consiste em recitais mensais, sempre na última segunda-feira do mês, no Espaço Figueira do Centro Cultural da UFRGS, que abriga um piano da marca Kawai, de cauda.
A proposta é oportunizar um momento de escuta e contemplação em meio à rotina apressada do Campus Centro da Universidade, além de criar um espaço para o contato do público com o trabalho dos alunos de pós-graduação em piano da UFRGS, bem como de eventuais convidados de outras instituições de ensino.
A iniciativa conta com apoio da Person Pianos e da FUNDMED.
Fonte: na íntegra UFRGS