11 de maio
Porto Alegre - RS
13h Recepção
13h30 Boas-vindas da presidência | Prof. Dr. Ricardo Xavier — Presidente FundMed
13h40 O desenvolvimento da biotecnologia na expansão de células para a Terapia Celular | Profª. Dra. Lucia Silla
Professora (UFRGS). Graduada em Medicina (UFRJ) com experiência na University of Manitoba, Canadá e Mayo Clinic, EUA. Doutora em Genética e Biologia Molecular (UFRGS/University of Pittsburgh, EUA). Chefe da Unidade de Processamento Celular Avançado (CPE/HCPA). Coordenadora do Grupo do Consenso Brasileiro sobre o tratamento da Leucemia Mielóide Aguda (SBTMO). Ex-presidente da SBTMO. Consultora ad hoc do CNPq e da American Association of Cancer Research (AACR).
14h Desenvolvimento de Novos Anticorpos Monoclonais para Oncologia | Profª. Dra. Cristina Bonorino
Professora e coordenadora do Laboratório de Imunoterapia (UFCSPA). Graduada em Biologia (UFRGS). Doutora em Imunologia (UFRGS/University of Colorado, EUA). Pesquisadora 1A do CNPq. Pós-doutorados no National Jewish Center for Immunology (Colorado), University of Minnesota e UCSD (San Diego). Atuou como pesquisadora no Departamento de Cirurgia da UCSD (2016–2019).
14h20 Saúde mental numa sociedade em transição | Prof. Dr. Flávio Kapczinski
Professor de Psiquiatria e Pró-Reitor de Pesquisa (UFRGS). Doutor em Psiquiatria (University of London, Reino Unido) e pós-doutorado (McGill University, Canadá). Diretor da Rede Nacional de Saúde Mental. Entre as mentes científicas mais influentes do mundo em psiquiatria, com mais de 525 artigos publicados e mais de 56 mil citações. Um dos quatro maiores especialistas em transtorno bipolar do mundo.
14h40 Revolução das Terapias Avançadas em Reumatologia | Prof. Dr. Ricardo Xavier
Professor (UFRGS). Graduado em Medicina (UFRGS). Residência em Medicina Interna (Medical College of Georgia, EUA). Doutor em Imunologia (Universidade de Shimane, Japão). Atua no Serviço de Reumatologia e Serviço de Diagnóstico Laboratorial (HCPA). Coordenador do Laboratório de Doenças Autoimunes (HCPA). Presidente da FundMed. Presidente eleito da PANLAR. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
15h Coffee-break
15h20 Terapias Inovadoras para Doenças Raras | Prof. Dr. Roberto Giugliani
Professor (UFRGS). Doutor em Genética (USP). Médico do Serviço de Genética Médica, Coordenador do Grupo de Pesquisa Clínica em Genética Médica e do Laboratório BioDiscovery (HCPA). Pesquisador 1A do CNPq. Head de Doenças Raras (Dasa Genômica). Diretor Executivo (Casa dos Raros). Coordenador do INCT de Multiômica Aplicada à Saúde de Precisão (IMASP). Entre os pesquisadores mais influentes do mundo em sua área, com mais de 600 artigos publicados.
15h40 Iniciativa Brasileira de Biomarcadores na doença de Alzheimer | Prof. Dr. Eduardo Zimmer
Professor (UFRGS e McGill University, Canadá). Doutor em Bioquímica (UFRGS e McGill). Head de Pesquisa (Hospital Moinhos de Vento). Professor pesquisador (HCPA). Premiado pela Alzheimer’s Association (2021). Bolsista de produtividade do CNPq (nível B) e grantee dos Institutos Serrapilheira e Ciência Pioneira. Mais de 160 artigos publicados, incluindo Nature Medicine e Nature Neuroscience.
16h Perspectivas e Oportunidades da Pesquisa Clínica | Profª. Dra. Ursula Matte e Profª. Dra. Carolina Fischinger
16h40 Encerramento do Evento e Sessão de Autógrafos | Dra. Silvia Weigert Menna Barreto
Após o encerramento, todos estão convidados para uma sessão de autógrafos no Saguão do Auditório Baldi. Livro “Um Estudo sobre os Vínculos de Trabalho em Contexto de Pesquisa Clínica” da Editora Dialética.
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre, considerando as diretrizes do Ministério da Saúde sobre a prevenção da transmissão do novo coronavírus (COVID-19), suspendeu a realização dos eventos que aconteceriam até junho de 2020 no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque e no Auditório José Baldi.
Os eventos serão remarcados assim que a instituição determinar e todas as inscrições estarão automaticamente garantidas. As novas datas serão divulgadas e enviadas para o e-mail de cada inscrito.
As inscrições de Temas Livres também serão mantidas e os autores receberão orientações detalhadas por e-mail em breve.
Dúvidas e informações, por favor, envie um e-mail para: eventos@fundmed.org.br.
Agradecemos a compreensão de todos!