Agenda ESG

A FundMed é uma instituição sem fins lucrativos que está transformando a sua cultura de geração de valor ao incentivar práticas de ética corporativa, de inclusão social e preservação do meio ambiente.

O tema ESG (Environmental, Social and Governance), em português, Meio Ambiente, Social e Governança, ganhou espaço principalmente em razão das transformações sociais decorrentes da pandemia, que aumentaram os debates sobre a perenidade e continuidade das organizações, culminando na valorização das empresas direcionadas para a sustentabilidade.

O viés social da FundMed é fortalecido ao inserir nos seus processos e atividades, critérios direcionados para o cumprimento das boas práticas no meio ambiente, social e governança.

Os resultados não dependem somente da ação de uma única entidade, mas a FundMed está fazendo a mensuração da sua parte. É necessário desenvolver a resiliência para investir nos esforços a longo prazo para contribuir com uma sociedade mais limpa, justa e ética.

Indicadores

Confira abaixo os nossos indicadores atuais, compilados em 2022. Eles fornecem informações valiosas sobre o desempenho da organização em áreas de impacto, que vão além do resultado financeiro:

PILAR DE GOVERNANÇA

Qualidades
24%

dos integrantes da governança são executivos na operação

Engajamento
59%

média de presença em reuniões do Conselho Fiscal

76%

média de presença em reuniões do Conselho Curador

5

eventos de conscientização dos temas ESG

72%

integrantes da Governança não estão vinculados à Presidência

Representatividade
52%

integrantes do gênero feminino na Governança

59%

integrantes da Governança representantes das Instituições Apoiadas

82%

representantes dos Pesquisadores e/ou Professores

Conduta
16

colaboradores assistiram o curso Código de Conduta

canal de Relatos de Conduta atuante
672

visualizações do curso Código de Conduta da Fundmed

Pilar Social

64%

do quadro é composto por colaboradoras

Emprego e geração de riqueza
53%

das contratações foram de mulheres em 2022

71%

mulheres na liderança das equipes

100%

colaboradores com plano de saúde de maior abrangência

Dignidade e equalidade
7h

de capacitação oferecidas por colaborador em média

15

Due Diligences (investigação de informações) aplicadas nos fornecedores

0

incidentes de discriminação registrados

Qualificação e paridade salarial
100%

colaboradores com negociação coletiva

Pilar Social

2.337 kg

Redução das emissões
de carbono

24.46 litros

Conservação
de água

995 kg

Preservação de
madeira

161 kg

Redução da eliminação
de resíduos

Ações Previstas

As ações previstas para 2023 contemplam temas como anticorrupção e lavagem de dinheiro, diversidade e inclusão, gestão de riscos e sustentabilidade ambiental.

Nossos norteadores para essas ações são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Os ODS representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.

Confira os ODS contemplados nas ações ESG da FundMed:

Ações Futuras por Pilares

Confira abaixo os nossos indicadores atuais, compilados em 2022. Eles fornecem informações valiosas sobre o desempenho da organização em áreas de impacto, que vão além do resultado financeiro:

ESG

Governança 5
Ambiental 5

Pacto Global

A FundMed é signatária da Carta de Compromisso com os Dez Princípios do Pacto Global da ONU sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção – uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. Através deste compromisso, a FundMed expressa a intenção de alinhar sua cultura e suas operações aos objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Confira a Carta aqui e saiba como as ações ESG da FundMed refletem seu objetivo de integrar-se ao esforço global pelo desenvolvimento sustentado, equânime e inclusivo – sendo agente propulsor da mudança.

Histórico de Ações

Sessão ESG: apresentação de indicadores 1 de 2
Compliance Day: O Viés Implícito 2 de 2

Podcast FundMed

Ouça todos os episódios