Política de
Privacidade

A Fundação Médica do Rio Grande do Sul - FundMed é uma instituição privada sem fins lucrativos, dedicada ao ensino, pesquisa e extensão.

Na FundMed, tratamos dados pessoais com o mesmo cuidado que tratamos o conhecimento: com seriedade, ética e comprometimento.

Como toda boa pesquisa, conduzimos nossos processos com método, transparência e responsabilidade. Por esta razão, apresentamos nesta Política o nosso comprometimento com a proteção de dados, seja através da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), das definições da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) ou de boas práticas globais relacionadas a privacidade e proteção de dados.

Dados pessoais coletados por nós

Na FundMed, seguimos o princípio da necessidade definido pela LGPD. Isso significa que coletamos e tratamos apenas os dados pessoais estritamente necessários para atender as finalidades específicas de cada processo, ou aqueles cujo tratamento seja exigido pela legislação aplicável. Prezando a transparência em nossas relações, apresentamos abaixo um resumo das atividades desenvolvidas pela FundMed e como os dados pessoais são utilizados em cada uma delas, de forma segura, da coleta à eliminação.

Índice

  1. Eventos
  2. Ensino
  3. Pesquisa
  4. Comunicação
  5. News FundMed
  6. Lei de Acesso à Informação
  7. Atendimento ao Titular

Eventos

sejam eles técnico-científicos ou cursos livres

Nosso time de Eventos apoia desde a inscrição até o encerramento de um evento e, para que tudo funcione perfeitamente, utilizamos alguns dados pessoais, como por exemplo:

  • Nome
  • CPF
  • Email
  • Profissão

Essenciais para atender a finalidade da inscrição e garantir a melhor experiência possível para todos os participantes, tratamos estes dados para gerenciar as inscrições, realizar o atendimento antes, durante e após o evento, divulgar informações relacionadas e cumprir exigências legais e contratuais, como prestação de contas e reembolso, quando necessário.

Nosso cuidado é com todos os titulares! Por esta razão, tratamos os dados de parceiros, terceiros e fornecedores envolvidos no evento com o mesmo cuidado. Neste caso, trataremos dados de qualificação contratual e identificação dos prestadores de serviço, para garantir o cumprimento de obrigações legais e a segurança da operação.

Os dados pessoais tratados para a organização de eventos são armazenados apenas pelo tempo necessário para cumprir as finalidades que justificaram sua coleta. Em alguns casos, determinados dados podem ser mantidos por prazo adicional, quando houver obrigação legal ou necessidade de preservação para defesa em processos administrativos, judiciais ou auditorias.

Encerradas essas finalidades, os dados são eliminados de forma segura, observando a legislação brasileira e as diretrizes internas da FundMed.

Na página de inscrições, convidamos você a aderir à nossa newsletter. Para saber como tratamos e armazenamos estes dados, visite a seção de Comunicação.

Dados pessoais poderão ser compartilhados com fornecedores ou prestadores de serviço, estritamente quando necessário para a realização, organização e segurança do evento. Para garantir a segurança de todos os dados tratados, aplicamos cláusulas de proteção de dados e confidencialidade em toda contratação realizada. Não compartilhamos bases de dados com palestrantes ou patrocinadores.

É importante que você esteja ciente de que nossos eventos podem ser fotografados e filmados pela equipe da FundMed, por patrocinadores, parceiros ou r fornecedores contratados para apoiar na organização. Esses registros têm como finalidade documentar e divulgar as atividades realizadas, além de atender exigências contratuais ou de prestação de contas.

Ensino

Processos seletivos de áreas médicas e multiprofissionais em saúde, além de especializações e cursos de capacitação da AHA.

A FundMed está com você desde o início: realizando as inscrições, aplicando provas e prestando suporte. Para oferecer estes serviços a você com qualidade, observando requisitos legais e políticas públicas, é necessário realizar a coleta de dados pessoais. Esses dados são coletados principalmente no momento da inscrição e pré-matrícula em processos seletivos e cursos, para a sua devida identificação.

Na área de Ensino, trataremos dados pessoais sensíveis como os relacionados a saúde, raça e etnia. Coletamos estas informações com a finalidade de atender obrigações legais, implementar políticas públicas e garantir a acessibilidade dos estudantes nas atividades oferecidas pela Instituição Apoiada.

Os dados dos titulares são armazenados com muito cuidado e compartilhados apenas quem realmente precisa: A Instituição Apoiada terá acesso integral aos dados pessoais informados, para a realização dos procedimentos e materiais pré e pós-matrícula, como a divulgação de inscritos e aprovados.

Alguns fornecedores pontuais, como a logística por trás da realização de processos seletivos e a plataforma de inscrição e pagamento, terão acesso aos dados pessoais, recebendo apenas o essencial para a execução do serviço isolado, como por exemplo, nome e CPF para a identificação do candidato na hora da prova.

Mantemos os dados pessoais apenas pelo tempo necessário para cumprir a finalidade informada e as obrigações previstas no contrato. Em casos de obrigação legal ou prestação de contas a entes públicos, o prazo pode ser estendido conforme a necessidade.

É importante relembrar que essa informação é referente ao tratamento de dados realizado pela FundMed. Não nos responsabilizamos pelo armazenamento realizado pela Instituição Apoiada.

Pesquisa

Gestão administrativa e financeira de projetos

No apoio à execução de projetos de pesquisa, a FundMed trata dados pessoais de

  • Bolsistas
  • Pesquisadores
  • Equipe do Projeto
  • Prestadores de serviço
  • Participantes

Estes dados são utilizados para viabilizar contratações, acompanhar a execução do plano de trabalho, realizar pagamentos, encaminhar documentos e cumprir exigências dos órgãos financiadores e das auditorias.

A FundMed atua desde a prospecção e submissão a editais nacionais e internacionais, acompanhando programas e editais, apoiando a submissão de propostas, preparando documentos e orçamentos, até a formalização do contrato com o órgão financiador.

A equipe de Pessoas e Cultura também participa desse processo, apoiando a condução de contratações vinculadas aos projetos e gestão de editais. Isso envolve a análise de documentos, formalização de vínculos e arquivamento das informações exigidas pelos editais e regulamentos.

Em alguns casos, especialmente quando há uso de recursos públicos, certas informações podem ser compartilhadas com órgãos de controle ou divulgadas em cumprimento à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), respeitando os limites legais e garantindo a proteção de dados sensíveis.

Os dados pessoais são tratados de forma restrita e vinculada às finalidades específicas de cada projeto. Esses dados são armazenados apenas pelo tempo necessário para atender às exigências legais, contratuais e de prestação de contas. Após esse período, são eliminados de forma segura, conforme as diretrizes internas da FundMed e a legislação aplicável.

Concessão de Bolsas e Pagamento de Autônomos

Como mencionamos no capítulo sobre Pesquisa, o setor de Pessoas e Cultura é responsável pela gestão e contratação de bolsistas e profissionais autônomos que integram as equipes dos projetos apoiados pela FundMed. Os dados pessoais podem ser coletados a partir do Plano de Trabalho, que designa pessoas específicas para esta contratação, bem como através de Edital, divulgado na página da FundMed.

Para a concessão de Bolsas, a FundMed coleta dados pessoais essenciais para a identificação e qualificação das partes. O cadastro destas informações é necessário para a realização do controle da bolsa, registro de frequência e realização de pagamentos.

São coletados documentos educacionais (como diplomas e comprovantes de matrícula) e, quando aplicável, documentos institucionais (como atas e aprovações de planos de atividades), a fim de verificar a qualificação e regularidade do candidato ou preceptor.

Em todas as modalidades, o tratamento desses dados é realizado para atender às finalidades previstas no projeto ou programa, com base legal na execução de contrato, no cumprimento de obrigação legal e em políticas públicas, respeitando os princípios da LGPD e adotando medidas de segurança adequadas.

Comunicação

Quando alguém preenche o formulário de contato disponível no site da FundMed, coletamos informações como nome e e-mail, além de outros dados que possam ser informados voluntariamente no campo do formulário.

Essas informações são utilizadas exclusivamente para direcionar a solicitação à área responsável e possibilitar o retorno ao solicitante.

Os dados são mantidos apenas pelo tempo necessário para responder à demanda ou cumprir eventuais obrigações legais.

As comunicações são enviadas através de uma plataforma de automação contratada sob cláusulas de confidencialidade e proteção de dados, garantindo o acesso restrito e a segurança no tratamento dos dados pessoais.

Em cada formulário de contato ou inscrição, nós apresentamos caixas para permissão, tais como:

Concordo em receber comunicações da FundMed e suas apoiadas

Ao concordar, a FundMed e a apoiada envolvida na ocasião poderão entrar em contato para divulgação de material institucional ou educacional, bem como cursos ou eventos.

Caso você não concorde, ambas as Instituições ainda poderão entrar em contato com você, tratando apenas sobre fins relacionados a sua participação no curso ou evento específico.

Concordo em receber comunicações da FundMed

Ao concordar, a FundMed poderá em contato para divulgação de material institucional ou educacional, como a News FundMed, cursos ou eventos.

News FundMed

A nossa newsletter chamada News FundMed é a consolidação de conteúdos, notícias e eventos para você. Realizamos uma curadoria de materiais relacionados às ações da FundMed e temas relacionados, inclusive, com a sua área de atuação.

A adesão à News FundMed pode ser realizada através de formulário próprio, em nosso site e também durante a sua inscrição em cursos, especializações e eventos, através de uma caixa para marcar a permissão, ao final do formulário.

Disponibilizamos o campo “Profissão” para que você preencha opcionalmente. Caso opte por informar, utilizaremos essa informação para oferecer material direcionado a sua área de atuação.

Você pode cancelar a inscrição em nossa newsletter a qualquer momento, diretamente no e-mail recebido ou através do formulário disponível em nosso site.

Manteremos seus dados pelo tempo em que você se manter em nossa lista de inscritos na News FundMed. Ao cancelar a inscrição, removemos seus dados de contato de nossa base.

Atenção: estas informações são referentes às comunicações relacionadas diretamente pela FundMed. Nas ocasiões em que você autoriza a comunicação de Instituições Apoiadas, deve solicitar o cancelamento da inscrição diretamente com a instituição remetente.

Lei de Acesso à Informação

A FundMed, em todos os seus processos, observa a Lei de Acesso à Informação (LAI) e concilia suas obrigações com a proteção de dados exigida pela LGPD, garantindo transparência nas suas atividades, ao mesmo tempo em que preserva informações pessoais de colaboradores, fornecedores e participantes de projetos, utilizando-as apenas quando necessário para cumprimento de obrigações legais, contratuais ou institucionais.

As contratações de bens e serviços seguem a legislação vigente, desde licitações a procedimentos internos. Em razão da LAI, informações sobre compras e contratos podem ser solicitadas por órgãos de controle ou pela sociedade.

Algumas informações referentes a projetos, bolsas e integrantes das equipes de pesquisa também poderão ser tornadas públicas, devido a exigência de órgãos de controle ou em razão da legislação aplicável

A disponibilização de dados pessoais a partir da Solicitação de Acesso à Informação passa pela avaliação de nossa Encarregada de Dados (DPO), que avalia a finalidade da solicitação e o tipo de informação solicitada, garantindo que apenas os dados estritamente necessários para garantir a transparência do processo sejam disponibilizados.

Atenção: Para solicitar informações relacionadas aos processos licitatórios, contratos ou gestão de projetos e recursos da FundMed, dentro do previsto pela Lei de Acesso à Informação , envie sua solicitação por meio do nosso site, na aba Contato: Solicitação de Acesso à Informação - LAI.

Atendimento ao Titular

A FundMed possui Encarregada de Proteção de Dados (DPO) nomeada, sendo esta a responsável por atuar como canal de comunicação da instituição sobre assuntos relacionados a Privacidade e Proteção de Dados.

DPO: Giovanna Carvalho Mazoni
Contato: compliance@fundmed.org.br

Os titulares de dados podem entrar em contato com a FundMed através da DPO para esclarecer dúvidas sobre o tratamento de seus dados pessoais, registrar reclamações ou solicitações, bem como exercer seus direitos previstos pela LGPD.

A DPO da FundMed está à disposição para atender comunicações, questionamentos ou contribuições junto à ANPD, titulares de dados, empresas parceiras e demais interessados.

São direitos
do titular

sobre os seus dados pessoais
  • Confirmar o tratamento de seus dados e acessá-los;
  • Solicitar a correção ou atualização;
  • Requerer a anonimização ou eliminação, quando tratados de forma inadequada;
  • Solicitar a portabilidade de seus dados a outro fornecedor;
  • Revogar o consentimento fornecido e/ou solicitar a eliminação de dados tratados com base neste;
  • Obter informações sobre o compartilhamento de dados com outras entidades.

Esta Política de Privacidade poderá ser atualizada periodicamente para refletir alterações legislativas, regulamentares ou institucionais, bem como aprimoramentos em nossas práticas de proteção de dados. Sempre que houver mudanças relevantes, a versão atualizada será publicada em nosso site, garantindo transparência aos titulares de dados.

A última atualização desta Política foi publicada no dia 29/09/2025.

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