Compliance Program

Compliance Program

A FUNDMED, que sempre atuou de forma ética, transparente e de acordo com os normativos legais e administrativos das entidades com as quais se relaciona, decidiu pela consolidação de seus princípios éticos e pela normatização de um Programa de Compliance.

Um Programa de Compliance é estabelecido não só para prevenir e detectar condutas inadequadas, mas, principalmente, para assegurar a realização de atividades em conformidade com a legislação, regulamentos e regras aplicáveis a cada segmento dos negócios. O Programa de Compliance está em melhoria contínua e apresenta até o momento os seguintes elementos:



Código de Ética e Conduta da FUNDMED

Para divulgar a cultura de ética e integridade da FUNDMED, o Código de Ética e Conduta da FUNDMED foi lançado permitindo o acesso ao público em geral e reforçando o compromisso da Governança da FUNDMED com o Programa de Compliance.

Este documento define as diretrizes que norteiam a Ética e Conduta que devem estar contidas nas atividades da FUNDMED, independente do cargo ou função que ocupa. Todas as pessoas que estão vinculadas de alguma forma à FUNDMED estão submetidas ao Código de Ética e Conduta da FUNDMED como:

 

  • Conselhos
  • Diretoria Executiva
  • Colaboradores
  • Instituições Apoiadas
  • Pesquisadores
  • Professores
  • Bolsistas
  • Cursistas
  • Patrocinadores
  • Parceiros Comerciais e de Serviços
  • Prestadores de Serviços de Qualquer Natureza
  • Outras Pessoas Vinculadas a FUNDMED

 

Clique aqui e confira o Código de Ética e Conduta da FUNDMED


Política Anticorrupção e Lavagem de Dinheiro

Para divulgar as diretrizes anticorrupção e lavagem de dinheiro, alinhadas à Lei nº12.846/13, a FUNDMED aprovou através de sua Diretoria Executiva, a Política Anticorrupção e Lavagem de Dinheiro. Esta Política define a integridade e conduta do comportamento o qual todas as pessoas vinculadas a FUNDMED devem ter ao representar, negociar ou realizar atividades em nome ou em prol da FUNDMED. Anexa a esta Política foi implementada a Declaração de Pessoa Politicamente Exposta e Conflito de interesses, o qual todos os membros da Governança da FUNDMED preenchem para dirimir riscos de compliance.

Clique aqui e confira a Política Anticorrupção e Lavagem de Dinheiro.


Canal de Comunicação da Ética e Conduta do Compliance

A FUNDMED dispõe de um Canal de Comunicação de Ética e Conduta para relatos, dúvidas e denúncias relativos a conduta e éticas de toda e qualquer pessoa vinculada a suas atividades. O Canal de Comunicação da Ética e Conduta é um serviço gerido pela empresa Ouvidor Digital, que assegura a integridade das comunicações e o sigilo dos relatantes. A área de Compliance da FUNDMED fica responsável por efetuar as diligências necessárias para analisar e tratar as situações relatadas.

Clique aqui e entre no Canal de Comunicação da Ética e Conduta do Compliance


Comitê de Compliance

O Comitê de Compliance é um órgão propagador da cultura de ética e de integridade da FUNDMED. Este órgão tem o objetivo de definir as ações e atividades de formação de cultura de compliance na FUNDMED. Também é responsável por analisar a documentação comprobatória de condutas inadequadas e/ou ilícitas que sejam comunicadas no Canal de Ética e Conduta da FUNDMED, e tomar decisões sobre as melhores soluções e mitigações de riscos para o tratamento dos relatos. O Comitê terá o mínimo de dados pessoais dos relatantes e relatados diminuindo a pessoalidade na condução das tomadas de decisão. Para tomar medidas administrativas resultantes das análises dos relatos, o Comitê de Compliance irá utilizar as regras da Norma de Consequências e Antirretaliação, dirimindo discrepâncias de diferentes consequências para casos dos mesmos temas.

Clique aqui e conheça o Regimento do Comitê de Compliance.


Documentation

Institucional expandir seção esconder seção

2019 – Parecer da Auditoria Externa

Sign up for news
about the Foundation