Ciclo de Palestras Setembro Amarelo

Preservando a saúde: apesar e com a pandemia

 

Publique nas redes sociais sobre o evento, insights e fotos, com a tag #TabudasCoresFundmed #SetembroAmareloFundmed para podermos curtir e compartilhar!

 

Fundmed e HCPA promove o “Setembro Amarelo”, com ciclo de palestras online e gratuitas de prevenção ao suicídio,

A Fundação Médica do Rio Grande do Sul (Fundmed), em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), inspirados no chamado Setembro Amarelo, mês destinado a prevenção ao suicídio, realizarão uma série de atividades sobre diversos temas, que acontecerão até o final do ano de 2020. As atividades fazem parte do Projeto Tabu das Cores.

As primeiras atividades serão palestras referentes ao Setembro Amarelo. Na sexta-feira (11), ás 19h, a Prof. Maria Paz Loaya Hidalgo abordará o tema “Preservando a saúde: apesar e com a pandemia”. Já no dia 25, será a vez da Prof. Clarissa Severino Gama falar sobre “A Saúde Mental em Tempos de Crise”.

Idealizador deste projeto juntamente com a Fundmed, o pesquisador colaborador do HCPA/UFRGS Charles Ferreira explica que intenção é conscientizar e informar. “Percebemos um impacto maior nesta parte da saúde nos últimos anos, pior ainda durante a pandemia. Além disso, houve um número crescente de trabalhos publicados sobre o assunto neste período“, destaca.

Tabu das Cores

Novas atividades acontecerão nos próximos meses: Outubro Rosa (dedicado à saúde da mulher), Novembro Azul (sobre a saúde do homem) e Dezembro Vermelho (prevenção ao HIV).

Acompanhe o nosso site para se inscrever nas próximas palestras.

Palestrante: Profª. Maria Paz Loaya Hidalgo

Graduação em Medicina pela UFRGS (1991), especialização médica em Psiquiatria pela UFRGS/HCPA (1995), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS. Professora associada do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o Laboratório de Cronobiologia e Sono do HCPA. De 2006 a 2012 foi Professora no Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas.

Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciência do Comportamento, atuando principalmente nas áreas: Cronobiologia (Ritmos Biológicos) e Psiquiatria. Desde 2012 é pesquisadora produtividade no CNPq.

O grupo coordenado pela Prof. Maria Paz desenvolve estudos na intersecção entre Cronobiologia e Psiquiatria. As linhas de pesquisa incluem, especificamente: Avaliação da relação entre exposição à luz natural ou artificial, organização circadiana e desfechos em saúde; avaliação de potenciais biomarcadores, relacionados a ritmos biológicos, para avaliação de diagnóstico e prognóstico de transtornos de humor; desenvolvimento de novas ferramentas de avaliação de sintomas do humor e aplicação de actigrafia neste contexto; ensino e popularização da ciência.

Mediador: Prof. Charles Ferreira

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE, 2006), Mestre (2010) e Doutor (2015) em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutor (PNPD/CAPES) em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia (PPGGO/UFRGS).

Atua como Pesquisador III do Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Agentes Respiratórios em Crianças – Estudo transversal multicêntrico e COVIDa, vinculados ao PROADI/SUS do Hospital Moinhos de Vento.

Adicionalmente, é pesquisador colaborador do Laboratório de Pediatria Translacional (LPT), do Núcleo de Estudos em Saúde da Criança e do Adolescente (NESCA), do Grupo de Pesquisa: Climatério e Menopausa e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade do Rio Grande do Sul (NEPeSex), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Realização